quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Educação Especial em Quarentena


10/09/2020

 

Sei que muitos pais estão se sentido desafiados neste momento de pandemia. Se já era difícil ajudar na educação escolar em tempos atrás, imagina agora que tudo é online? Um grande desafio, não sei vocês, mas me senti "analfabeta pedagógica".

Mas isso não acontece só com os pais, Dentre os vários desafios que as redes de Educação enfrentam para manter os estudantes próximos à escola e em algum contexto de aprendizagem, destaca-se a necessidade de também garantir a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência em todo esse processo. Sei disso porque, além de ser mãe de uma criança com necessidades especiais, também sou professora da rede pública de ensino, em Sala de Recurso AEE. (Atendimento Educacional Especializado). Então você deve estar pensando, para você é fácil👀!NÃO! A família tem obrigação de acompanhar seus filhos, porém, a escola não deve omitir sua parte. Ela deve proporcionar os materiais adequados aos seus alunos, nenhuma mãe ou pai vai fazer o papel da escola, nem escola o papel da família, creio que o ideal seria 70% a escola, já que tem profissionais e materiais adequados e 30% família. Quando se trata de educação especial creio que é o inverso que acontece.

Bem, se você me acompanha sabe que Samuel é portador de Síndrome de Sotos associado ao autismo, estava estudando em uma escola particular, onde os conteúdos eram ‘exagerados’ em questão de quantidade, os professores correndo para manter o currículo, como se ‘nada’ estivesse acontecendo no mundo, para completar Samu não tinha nenhum material adaptado.

O que fazer? Mãe trabalhando em office e estudando os conteúdos do filho, resumindo, e explicando, SOCORRO, o que fazer?

Não faça como eu: “optei em trancar a matrícula”

Mas aconselho os pais irem na escola e exigirem seus direitos, Materiais adaptados”. Nossos filhos têm o direito de estarem sendo acompanhados por profissionais e estudarem como qualquer outro aluno, é possível aprender em tempo de pandemia.

Cada dia fico surpreendida com o que ele aprende e cresce.

Seguir em frente é nosso desafio e alcançar o alvo nosso objetivo.

Ceris F. Pinheiro

Alguns vídeos de trabalhos realizados.

Trabalho sobre o Egito antigo

Trabalho de Ciências



2 comentários:

Silvia Thomaz disse...

Ceris tive o prazer de te conhecer e seu filho tbm. Nossa nunca esqueço desse menino falante e sincero rsrs. Vc está de parabéns por está iniciativa. Deus abençõe grandemente vcs!

Ceris disse...

Obrigada pelo carinho. Foram momentos incríveis na AMA. Ele contava os dias para chegar quarta-feira.