Os educadores estão cientes da necessidade de
adaptação dos conteúdos para os portadores de Necessidades Especiais. Mas isso
acontece de fato?
Quando os pais tem um filho portador de
alguma deficiência na idade escolar, a pergunta é: Ele vai aprender a ler? A
fazer conta? Como será o relacionamento dele na escola, até onde ele conseguirá
avançar?

O currículo escolar está pautado nas
necessidades de cada comunidade onde a escola está inserida, devendo ser
flexível de forma que atenda a todos os alunos sem discriminação, respeitando
as diversidades. No contexto da educação inclusiva, esse currículo deve
contemplar as especificidades das necessidades educacionais especiais, por meio
de ajustes realizados pelo professor no intuito de oferecer ao aluno pleno
acesso ao conhecimento. A esses ajustes dá-se o nome de “adequações de pequeno
porte”.
Existem também outros ajustes que dependem,
além do professor, de esferas governamentais, por se tratar de adequações muito
significativas, que são chamadas de adequações de “grande porte”, como um livro
didático em Braille por exemplo.
Mas valem salientar que as instituições
escolares devem preocupar-se em estabelecer em seus Projetos Pedagógicos, ações
que viabilizem essas adequações curriculares, como prevê o MEC por meio da
Resolução CNE/CEB Nº 2 de 2001.
Como professora atuante na sala de Recursos
AEE e mãe de uma criança portadora de necessidades especiais, tenho presenciado
as dificuldades encontradas pelos professores na realização das devidas
adequações no currículo de forma que favoreça a aprendizagem destes alunos.
Esta dificuldade não está apenas relacionada à falta de conhecimento sobre
determinada síndrome, mas a falta de tempo ou até mesmo de compromisso como educador.
Primeiro passo para adaptação deve ser no planejamento individualizado, pois mesmo se tratando de uma síndrome como a de Sotos, por exemplo, cada criança reagirá de uma forma durante a aprendizagem, a maneira como essa criança aprende também é diferente (uns aprendem melhor através de imagens, outros através de música, vídeos, fala, ou brincando), ou seja, qual área do conhecimento é mais fácil para que esta criança aprenda? Como afirma a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Lógica - Matemática, linguísticas, Musical, Espacial, Intrapessoal, Corporal-cenestésica, Interpessoal, Naturalista ou Existencial.
A busca incessante de novos conhecimentos e sua disseminação, na tentativa de minimizar as barreiras frente às reais condições de aprendizagem, é o primeiro passo para a efetivação do direito à escolarização do aluno com síndrome de Sotos no contexto da escola inclusiva.
A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos
e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor!
Cerislei de Faria Pinheiro
Um comentário:
Amiga muito bom passa adiante os seus conhecimentos ,Um conhecimento sem uso é um desperdício enorme. Faça o seu conhecimento gerar algum benefício para outras pessoas, ajude os outros.Parabéns
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