quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Diário escolar: Por favor, deixem-me aprender.



Bom dia!!!!



         A maior dificuldade de uma criança especial em idade escolar, não é o que ele tem que aprender, mas a acessibilidade ao aprendizado.

Pediatras defendem que não se deve forçar o desenvolvimento das crianças, educadores dizem que seguem o ritmo de cada um, como pais especiais o que ouvimos? Seu filho ainda não aprendeu o alfabeto ou a escrever seu nome, não aprende a ler ou a somar, subtrair, multiplicar ou dividir.  E agora?

Acessibilidade é a palavra correta, tanto para as crianças com Síndrome de Sotos ou para qualquer deficiência. O professor deve contemplar todo o contexto de vida cotidiana desta criança, todos os recursos pedagógicos, elementos como a arte, o esporte e a tecnologia assistiva são fundamentais para incrementar os recursos pedagógicos para diminuir as barreiras conceituais, procedimentais, emocionais, atitudinais no contexto da sala de aula. Como?

·        Deixem-me aprender tudo, mas no meu tempo;

·        Deixem-me aprender, no que sou bom para fazer;

·        Deixem-me aprender, fazendo junto comigo;

·        Deixem-me aprender, com os meus erros;

·        Deixem-me aprender, fazendo “Scaffolding”;



Eu quero aprender, você pode me ensinar?
 Cerislei de Faria Pinheiro

Nenhum comentário: