quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Semana de prova, socorro!


            Bom dia! 

                      
              Há sempre duas problemáticas quando se trata de adaptação de provas para os alunos especiais. A prova deve ser diferente dos demais alunos ou a prova precisa ser igual?
            Há quem defenda que as provas precisam ser iguais, pois ao contrário o aluno sentirá diferente dos demais, ou precisa ser diferente para que ele possa sentir realizado ao desenvolver atividades de seu nível. Ao admitir estratégias diferentes das convencionais somente para os alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, dá a ideia de que apenas esses são diferentes dos outros – os vistos como “normais”.
            Pensando pedagogicamente as estratégias de avaliação deveriam ser “adaptadas” a todos os alunos, e a cada um, no sentido de levar em conta suas especificidades – necessidades, interesses, estilo de aprendizagem, conhecimentos prévios, etc., mas isso não acontece... nosso sonho!!
            O objetivo central ao se adaptar uma avaliação ou qualquer outra estratégia pedagógica deve ser a equiparação de oportunidades. E para isso, é fundamental avaliar cada situação especificamente, isso mostra a importância de conhecer bem cada aluno para garantir uma avaliação de fato inclusiva, vale  ressaltar que nesse esforço todos devem ser envolvidos: aluno, equipe pedagógica, um profissional de atendimento educacional especializado (AEE).
            E muito difícil você abrir o livro para estudar os conteúdos, onde se tem 4 a 5 capítulos para estudar sem resumo, sem uma revisão legível para orientação. Pontue apenas o que cairá na prova, tenho certeza que ele vai surpreender.  
            Sei que estes testes só medem uma pequena parte das habilidades de meu filho, eles são importantes, mas sei que ele vai bem, não precisa tirar dez,  para que eu entenda o quanto foi com esforço a nota merecida. Porem há muitas outras habilidades que sei que a equipe pedagógica vê como eu vejo e não pontua como nota.
·         Sua independência cada vez maior;
·         Seus desenhos incríveis
·         Sua bondade
·         Sua habilidade de conversar e fazer amigos;
·         Sua voz linda ao cantar tão afinado
·         Habilidade de gravar um vídeo e dialogar com o público
·         Suas habilidades esportivas
·         Sua genialidade em falar sobre obras de artes famosas
Talvez um dia as escolas entendam a importância da adaptação dos conteúdos para a prova escrita ou oral. Enquanto isso só temos que e esperar o amadurecimento da visão pedagógica nos educadores.

Ceris

Nenhum comentário: