Bom
dia!
Há quem defenda que as provas
precisam ser iguais, pois ao contrário o aluno sentirá diferente dos demais, ou
precisa ser diferente para que ele possa sentir realizado ao desenvolver
atividades de seu nível. Ao admitir estratégias diferentes das convencionais
somente para os alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, dá a
ideia de que apenas esses são diferentes dos outros – os vistos como “normais”.
Pensando pedagogicamente as
estratégias de avaliação deveriam ser “adaptadas” a todos os alunos, e a cada
um, no sentido de levar em conta suas especificidades – necessidades,
interesses, estilo de aprendizagem, conhecimentos prévios, etc., mas isso não acontece... nosso sonho!!
O objetivo central ao se adaptar uma
avaliação ou qualquer outra estratégia pedagógica deve ser a equiparação de
oportunidades. E para isso, é fundamental avaliar cada situação especificamente,
isso mostra a importância de conhecer bem cada aluno para garantir uma
avaliação de fato inclusiva, vale ressaltar que nesse esforço todos devem ser
envolvidos: aluno, equipe pedagógica, um profissional de atendimento
educacional especializado (AEE).
E muito difícil você abrir o livro para
estudar os conteúdos, onde se tem 4 a 5 capítulos para estudar sem resumo, sem
uma revisão legível para orientação. Pontue apenas o que cairá na prova, tenho
certeza que ele vai surpreender.
Sei que estes testes só medem uma
pequena parte das habilidades de meu filho, eles são importantes, mas sei que
ele vai bem, não precisa tirar dez, para
que eu entenda o quanto foi com esforço a nota merecida. Porem há muitas outras
habilidades que sei que a equipe pedagógica vê como eu vejo e não pontua como
nota.
·
Sua independência cada vez maior;
·
Seus desenhos incríveis
·
Sua bondade
·
Sua habilidade de conversar e fazer amigos;
·
Sua voz linda ao cantar tão afinado
·
Habilidade de gravar um vídeo e dialogar com
o público
·
Suas habilidades esportivas
·
Sua genialidade em falar sobre obras de artes
famosas
Talvez
um dia as escolas entendam a importância da adaptação dos conteúdos para a
prova escrita ou oral. Enquanto isso só temos que e esperar o amadurecimento da
visão pedagógica nos educadores.
Ceris
Nenhum comentário:
Postar um comentário