quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Teste: Visual, Auditivo, Cinestésico



DESCOBRINDO O LADO FORTE DE MEU FILHO


Por mais simples ou complexo que seja, todo pensamento pode ser desmembrado em três componentes: IMAGEM, SOM E SENTIMENTO.
Quando seu filho pensa no que comeu ontem no jantar ou pensa num problema matemático, não importa: seu pensamento pode ser desmembrado em imagem, som e sentimento. Esse é o “abc” do pensamento. 
Só que esses componentes não se distribuem na mesma proporção. Há crianças mais visuais, outras mais auditivas, outras mais cinestésicas. Isso quer dizer que as pessoas visuais precisam ver, pois é com imagem que elas processam informação. Daí a tendência de elas olharem mais para cima porque, como já vimos, é dessa forma que se ativa o campo visual de nosso cérebro. Quando a criança está conversando com você e, de repente, ela olha para cima, você pode não sabe o que ela está pensando, mas sabe como está pensando – usando imagens.
Já os auditivos processam informação ouvindo – e seus olhos, na maioria das vezes, vão buscar referências movimentando-se para os lados.
O terceiro grupo, dos cinestésicas, caracteriza-se por processar informação por meio de gestos, de expressões corporais – e seus olhos frequentemente se direcionam para baixo e para direita. Observe uma criança cenestésica e um visual conversando: um gosta de chegar perto, de tocar, enquanto o outro se afasta para poder ver, pois é assim que se sente melhor. Como resultado, a conversa deles muitas vezes começa num canto da sala e termina no outro... 

Então, agora, fazendo o exercício do final deste texto, você vai descobrir em que grupo seu filho se enquadra – se no dos visuais, auditivos ou cinestésicas – e, a partir daí, uma grande melhoria poderá ocorrer nos seus resultados.

Fala-se muito em alunos com dificuldade de aprender, quando o caso quase sempre é de dificuldade de ensinar. Para motivar os alunos, todos os educadores deveriam ser poliglotas – ou seja, comunicar-se ao mesmo tempo com os visuais, os auditivos e cinestésicas. Para os auditivos, teriam que falar variando o tom de voz: baixo, alto, grave, agudo, suave, enfático... E para cinestésicas, teriam de andar pela sala, gesticular, chamá-los a participar.
Mas, infelizmente, só poucos professores conseguem ser assim. Então, cabe a você mãe reconhecer o canal predominante de seu filho e explorá-lo ao máximo.

Sentar-se à frente, na sala de aula, é uma vantagem para os três: os visuais vêem mais, os auditivos ouvem melhor e cinestésicas sentem-se mais participantes. Além, disso, é uma maneira de as interferências serem eliminadas na recepção daquilo que o professor está explicando. De qualquer forma, mesmo depois de ter descoberto o canal predominante, não pode explorá-lo a ponto de atrofiar os demais. Então, se ele vê muito, procure ouvir mais, se você ouve muito, procure ver mais. E se você vê muito e ouve muito, procure fazer mais! (Ribeiro, 2003, 99-107).


Para saber qual campo forte de aprendizagem do seu filho, responda a estas 20 perguntas, some as respostas e aplique a tabela.
Ele(a)
1. Gostaria mais de estar fazendo este exercício:
(a) por escrito
(b) oralmente
(c) realizando tarefas

2. Gosta mais de ganhar presente que seja:
(a) bonito
(b) sonoro
(c) útil

3. Tem mais facilidade de lembrar nas pessoas:
(a) a fisionomia
(b) a voz
(c) os gestos

4. Aprendo mais facilmente:
(a) Lendo
(b) Ouvindo
(c) Fazendo

5. Atividades que mais motivam:
(a) fotografia, pintura
(b) música, palestra
(c) escultura, dança

6. Na maioria das vezes, preferi:
(a) observar
(b) ouvir
(c) fazer

7. Ao assistir um filme, desenho, observa que:
(a) se prende as cenas
(b) aos diálogos
(c) as sensações (rir, chora)

8. Nas férias, gosta mais de:
(a) sair, passear, conhecer novos lugares
(b) descansar, dormir, assistir filme
(c) participar de atividades


9. O que mais valoriza nas pessoas é:
(a) a aparência
(b) o que elas dizem
(c) o que elas fazem

10. Percebe que alguém gosta dele(a):
(a) Pelo jeito de  olhar
(b) Pelo jeito de falar
(c) Pelas suas atitudes

11. Seu brinquedo preferido é:
(a) grande, pequeno
(b) silencioso, musical
(c) montar, fazer

12. No quebra cabeça, ele (a):
(a) olha sempre para a  imagem montada;
(b) ouve as instruções;
(c) já começa a montar

13. Recebe os comandos, principalmente:
(a) por lista de rotinas
(b) ouvindo as instruções
(c) sanções

14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
(a) Claridade
(b) Barulho
(c) Ajuntamento

15. O que mais me agrada num  passeio:
(a) O ambiente
(b) A conversa
(c) A comida

16. O que mais gosta em uma historia:
(a) As imagens
(b) O tom da voz
(c) Insistir em segurar o livro

17. Numa roda de crianças, fica:
(a) Observando as demais
(b) Ouvindo as conversas
(c) Andando, mexendo com as mãos

18. Entusiasma quando:
(a) lhe mostram
(b) lhe falam
(c) convidam para participar

19. Ao te agradar ele (a):
(a) Oferece um objeto
(b) Diz que te ama
(c) te abraça

20. O que ele  mais gosta:
(a) ir ao cinema
(b) ouvir música
(c) praticar esporte

Faça as contas

Some quantas vezes você indicou cada letra e multiplique por cinco.
Você  terá os percentuais de quanto você é visual (A), auditivo (B) ou cinestésico (C).
A................vezes x 5 = ........%
B................vezes x 5 = ........%
C................vezes x 5 = ........%


Adaptado de: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com.br/2013/01/descobrindo-seu-lado-forte.html

Cerislei de Faria Pinheiro

Nenhum comentário: